• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

DAPISEF – GIA MG e a correta utilização do CST

O Demonstrativo das Operações e Prestações de Entradas e Saídas da DAPISEF – GIA MG se destina a demonstrar, mensalmente

Autor: Johney Laudelino da SilvaFonte: O Autor

O Demonstrativo das Operações e Prestações de Entradas e Saídas da DAPISEF – GIA MG se destina a demonstrar, mensalmente, o movimento econômico e fiscal dos contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS. Deve ser declarada pelos contribuintes enquadrados no regime normal de apuração do ICMS - Débito/Crédito e contribuintes enquadrados no regime de recolhimento “Isento ou Imune”, quando realizar operações ou prestações sujeitas ao recolhimento do imposto, em relação a cada estabelecimento (exceto os estabelecimentos com escrituração centralizada). A apuração é mensal, e o prazo de entrega é de acordo com a atividade de cada contribuinte. Está regulamentado pelo artigo 152 do Decreto nº 43.080/2002 (RICMS-MG), atualizado até o Decreto Nº 46.643, de 30/10/2014.

O DAPISEF solicita que as informações das colunas “Isentas/Não Tributadas e Outras” sejam segregadas em isentas, não tributadas, parcela de base de cálculo reduzida, diferidas, suspensas, substituição tributária e outras. Para tanto, o melhor indicativo separador para que os contribuintes gerem estes campos da obrigação acessória mensal é o CST – Código de Situação Tributária, sendo que cada linha da DAPI possui seu respectivo CFOP a ser informado.

Os Demonstrativos das Operações e Prestações da DAPI estão segregados entre:

- Entradas Do Estado (linhas 016 a 024);

- Entradas De Outros Estados (linhas 026 a 034);

- Entradas Do Exterior (linhas 036 a 041);

- Saídas Para o Estado (linhas 044 a 050);

- Saídas Para outros Estados (linhas 052 a 058);

- Saídas Para o Exterior (linhas 060 a 063).

Ainda, estas linhas se desmembram nas informações necessárias conforme está segregado na DAPI Modelo 1, no Demonstrativo das Operações e Prestações das Entradas (campos 05 a 11) e das Saídas (campos 04 a 10).

Entradas – colunas:

[01] Valor contábil

[02] Base de cálculo

[03] Imposto creditado

[04] Imposto sem aproveitamento de crédito

[05] Isentas

[06] Não tributadas

[07] Parcela de base de cálculo reduzida

[08] Diferidas

[09] Suspensas

[10] Substituição tributária

[11] Outras – CST.

 

 

Saídas – colunas:

[01] Valores contábeis

[02] Base de cálculo

[03] Imposto creditado

[04] Isentas

[05] Não tributadas

[06] Parcela de base de cálculo reduzida

[07] Diferidas

[08] Suspensas

[09] Substituição tributária

[10] Outras.

 

A DAPISEF – GIA MG está na sua versão 8.00.00, sendo que devido a precisão destas informações é essencial a sistematização por meio de uma solução que contemple a obrigação como um todo. A FH Consulting disponibiliza a Solução para Gestão Fiscal GUEPARDO, nativa no sistema SAP, como uma solução completa para atender obrigações acessórias mensais de todos os Estados mais o Distrito Federal.

O GUEPARDO possui uma sistemática própria que faz relação entre documentos gerados a partir de filtros escolhidos criteriosamente pelos usuários do GUEPARDO e os leiautes de cada obrigação acessória solicitada por cada SEFAZ de todas as regiões do Brasil.

A DAPISEF – GIA MG é um exemplo de como uma solução fiscal pode ser ágil e atender plenamente à legislação, preenchendo todos os campos de forma correta, fazendo a leitura item a item de cada nota fiscal, diferenciando os dois últimos dígitos do campo CST – Código da Situação Tributária de cada item (independente da quantidade de itens que há na nota fiscal), fazendo assim uma correta distribuição dos valores na DAPISEF – GIA MG, para as informações das colunas “Isentas/Não Tributadas e Outras”.

Portanto, através da Solução Fiscal GUEPARDO, pelos dois últimos dígitos por CST – Código da Situação Tributária, a separação por item, ficaria desta forma:

Entradas – colunas:

[01] Valor contábil

[02] Base de cálculo

[03] Imposto creditado

[04] Imposto sem aproveitamento de crédito

[05] Isentas – CST 40

[06] Não tributadas – CST 41

[07] Parcela de base de cálculo reduzida – CST 20

[08] Diferidas – CST 51

[09] Suspensas – CST 50

[10] Substituição tributária – CST 10 e 60

[11] Outras – CST 90.

 

Saídas – colunas:

[01] Valores contábeis

[02] Base de cálculo

[03] Imposto creditado

[04] Isentas – CST 40

[05] Não tributadas – CST 41

[06] Parcela de base de cálculo reduzida – CST 20

[07] Diferidas – CST 51

[08] Suspensas – CST 50

[09] Substituição tributária – CST 10 e 60

[10] Outras – CST 90.

 

 

 

Johney Laudelino da Silva – Contador filiado ao CRC-PR, MBA em Gerência Contábil pelo IBPEX e Consultor da Solução Fiscal GUEPARDO da empresa FH Consulting em Curitiba-Pr desde Julho 2013.