• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A Estratégia Começa Pelos CEOs

O artigo é um resumo do primeiro capítulo do livro "Marketing de Resultado" de Malcom McDonald

Fonte: Administradores.comTags: empresariais

O prof. Malcom McDonald em seu livro “Marketing de resultado” aborda no primeiro capítulo o quanto grandes empresas com altos índices de rentabilidade podem sucumbir à falência por terem visões míopes de mercado que as levem a mascarar resultados no intuito de tornar suas empresas lucrativas para os investidores e para o mercado. Desta forma, acabam as tornando extremamente ineficientes e muitos CEOs são capazes de levar as empresas à morte em prol dos bônus altíssimos que ganham por conseguirem “bons resultados”.

Boa parte deste antagonismo, se deve ao fato de que falta a muitas empresas visão estratégica e de longo prazo, que substituam o excesso de metas por metas necessárias e estratégicas e que não sejam implementadas apenas para cumprir o orçamento, mas que estejam baseadas nas perspectivas mercadológicas e na visão de longo prazo e estratégica das empresas. Por exemplo, ao invés de simplesmente estabelecer a meta de vendas de uma empresa para o próximo ano de acordo com as informações internas e o histórico de vendas, o mais pertinente seria fazer uma análise de qual a previsão de mercado para os próximos anos e em que posição se quer estar no mercado (líder, seguidora, etc) e desta forma fazer a projeção de vendas.

McDonald ainda é mais audacioso ao colocar que um orçamento é uma das últimas coisas a serem feitas, que inicialmente é necessário elaborar um planejamento estratégico (de três a cinco anos) com uma boa análise do ambiente externo, “a identificação antecipada das forças que ali emanam e o desenvolvimento de respostas estratégicas apropriadas”, que envolva todos os níveis gerenciais. Após todos concordarem (gerentes) é possível montar um plano operacional de marketing para o período de um ano e daí sim fazer as previsões e orçamentos, ou seja, o orçamento será a última etapa.

 Por fim, o autor coloca que é necessário que as empresas estejam em pelo menos dois de quatro quadrantes previstos na matriz de estratégia e tática, ou seja, se uma empresa tiver uma estratégia eficaz e for eficiente, conseguirá o sucesso, se tiver uma estratégia eficaz e for ineficiente, estará sobrevivendo, as demais opções a levarão a morte, ou mais lenta ou mais rápida, ou seja, a estratégia é crucial e é importante que todos na empresa a almejem, a começar pelos CEOs.