• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Bolsas da Europa sobem na volta de feriado, com otimismo sobre China-EUA e após balanços

As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA

As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA e também na esteira de balanços positivos.

Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,93%, a 532,53 pontos. A maioria dos mercados acionários da Europa não operou na quinta-feira (1) devido ao feriado do Dia do Trabalho. Exceção, a de Londres ficou praticamente estável ontem, em dia de liquidez restrita.

A China disse hoje que está avaliando a possibilidade de abrir negociações sobre tarifas com o governo Trump. Comunicado do Ministério do Comércio chinês pede, no entanto, que os EUA estejam preparados para corrigir “práticas equivocadas” e cancelar as tarifas unilaterais.

A União Europeia, por sua vez, considera aumentar as compras de produtos dos EUA em 50 bilhões de euros para resolver o “problema” na relação comercial com Washington, segundo o comissário de comércio da UE, Maros Sefcovic, que falou em entrevista ao Financial Times.

Da temporada de balanços, a petrolífera Shell e o banco NatWest, ambos britânicos, agradaram com seus últimos resultados trimestrais. Em Londres, a ação da Shell avançava 3%, no horário acima, o a do NatWest tinha modesta alta de 0,13%, depois de chegar a subir mais de 2%.

Investidores também digerem uma série de dados econômicos europeus.

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro permaneceu em 2,2% em abril, contrariando previsão de que desaceleraria para 2,1% e ficaria mais próxima da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE). Já os PMIs industriais do bloco e da Alemanha referentes a abril foram revisados para cima, mas continuaram abaixo da marca de 50 que indica contração da atividade manufatureira.

Às 6h46 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,68%, a de Paris avançava 1,41% e a de Frankfurt ganhava 1,55%. As de Milão e Madri tinham altas de 0,93% e 0,56%, respectivamente. Exceção, a de Lisboa caía 0,57%.