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Notícia

Apenas 7% das Empresas Brasileiras Conseguem Mapear Retorno sobre Investimento em IA

Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia

Apesar de a inteligência artificial estar no topo de conversas, análises e até mesmo definição de investimento, ela ainda não é usada por metade das empresas. De acordo com um estudo da Totvs, em parceria com a h2r insights & trends, 50% das companhias que atuam no país não estão usando IA.

O Panorama IA nas empresas brasileiras ouviu 194 companhias de diversos setores e descobriu que o principal uso da IA é para a geração de conteúdo (33%), incluindo texto, resumos, e-mails e apresentações, ou para criação de elementos visuais (29%). O uso da IA como ferramenta de cibersegurança, provendo detecção de comportamentos suspeitos e funções similares, é o terceiro principal uso (21%), enquanto os famosos chatbots para atendimento aparecem na sequência (20%).

Dentre as empresas que já utilizam IA nos negócios, a maioria (58%) ainda está em estágios iniciais de implementação. Enquanto isso, 34% afirma estar em um nível intermediário, com iniciativas em andamento, mas ainda não totalmente maduras; e apenas uma pequena fração (8%) considera sua adoção de IA corporativa avançada.

“Essas respostas focadas na criação de conteúdos mostram como muitas empresas estão relacionando o uso de IA nos negócios estritamente à IA generativa. Mas vale lembrar que este não é o único tipo de inteligência artificial. Pelo contrário, a IA é aplicada nas empresas há anos nos modelos preditivos e de machine learning. E é justamente por estar tão intrínseca a processos rotineiros, que ela pode por vezes passar desapercebida”, comenta Cristiano Nobrega, CDAIO da Totvs.

Apenas 7% das empresas brasileiras constatam ROI (return of investiment) a partir da implementação e uso da IA. “O restante das empresas (93%) não usa nenhuma métrica clara para medir os resultados do uso de inteligência artificial no negócio. Se as organizações não calculam o retorno e o impacto da IA na eficiência das suas operações, inúmeras oportunidades de negócio são perdidas.”, conclui Cristiano.

Desafios e barreiras no uso de IA generativa
Quando o questionamento foi sobre barreiras e desafios na adoção da IA, os principais fatores citados foram preocupações com segurança (36%), falta de profissionais qualificados (35%) e a própria dificuldade em medir o retorno sobre o investimento (32%). Esses desafios, combinados com preocupações com a resistência dos funcionários à mudança (24%), dificuldade de integração com sistemas existentes (23%) e falta de apoio da liderança (23%), dificultam as empresas adotarem IA em busca de competitividade nesse ambiente de negócio em transformação.

“Os agentes de IA certamente são a resposta para aplicações de IA escaláveis, seguras e integradas a sistemas legado, proporcionando impacto mensurável e gigantesco na produtividade. Mas antes de implementar soluções de inteligência artificial, é essencial que as empresas avaliem se estão realmente prontas para isso”, finaliza o CDAIO da Totvs.