• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como o treinamento corporativo pode capacitar talentos para o futuro

Mais do que repassar conhecimentos técnicos, o treinamento corporativo se torna ferramenta estratégica para preparar profissionais diante das transformações do mercado e do futuro do trabalho

O mundo do trabalho passa por transformações profundas. A aceleração tecnológica, a ascensão da inteligência artificial, novas formas de organização e a crescente valorização do capital humano estão provocando uma verdadeira revolução no treinamento corporativo. Não se trata apenas de transmitir conhecimento técnico, mas também de preparar pessoas para um futuro dinâmico e repleto de possibilidades.

Existem incertezas sobre como será o futuro do trabalho, mas podemos prever que ele exigirá rápida adaptação, desenvolvimento contínuo e inteligência emocional por parte dos profissionais que desejam se manter relevantes no mercado. Adquirir novas habilidades deixou de ser uma escolha e tornou-se uma necessidade para garantir a empregabilidade.

Criar soluções estratégicas personalizadas para capacitar talentos é essencial para garantir competitividade, fomentar a inovação e alavancar resultados nas organizações. Também é fundamental para engajar, atrair e reter os melhores colaboradores. Afinal, não basta oferecer treinamentos esporádicos: investir em educação corporativa pode se tornar uma estratégia poderosa para desenvolver habilidades humanas e digitais, promover uma cultura de aprendizado e fomentar o desenvolvimento contínuo.

Nesse sentido, iniciativas como cursos ou universidades corporativas, com trilhas de aprendizagem personalizadas, ou a aplicação de conceitos de upskilling e reskilling, por exemplo, são estratégias que podem ser adotadas por profissionais de recursos humanos.

O upskilling consiste em elaborar estratégias para aprimorar ou atualizar as competências existentes em um profissional, a fim de acompanhar as mudanças do mercado ou novas demandas organizacionais. Já o reskilling é o processo de treinar o profissional para que ele desenvolva aptidões para atuar — ou até mesmo liderar — em uma nova área dentro da empresa.

Outra iniciativa interessante é a implementação do conceito de microlearning, ou microaprendizagem, que se apresenta como uma solução eficiente para otimizar o tempo e oferecer aprendizados em conteúdos curtos, como pílulas de conhecimento, tutoriais e podcasts, acessíveis em celulares.

Além do treinamento corporativo tradicional, as organizações podem incorporar no cotidiano outras práticas, como:

● Incentivar a participação de colaboradores em grupos no LinkedIn, fóruns e eventos que proporcionem troca de experiências;
● Sugerir dicas de leitura e conteúdos especializados em newsletters, livros, podcasts, sites e revistas de RH;
● Oferecer treinamentos voltados ao pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões em situações complexas;
● Promover capacitações sobre o uso de ferramentas digitais, análise de dados e inteligência artificial;
● Criar redes de conversas com foco em habilidades comportamentais, liderança, empatia e resolução de conflitos;
● Estimular debates sobre sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social corporativa.

Em suma, profissionais e organizações que buscam se manter em posição de destaque no mercado devem estar sempre conectados às últimas tendências e, igualmente importante, saber como se adaptar e se capacitar adequadamente para encarar os desafios com boas chances de sucesso.

Um treinamento corporativo bem estruturado, utilizando-se das múltiplas ferramentas disponíveis atualmente, é um excelente caminho para isso — sendo uma porta de entrada segura para o futuro.

A área de Atendimento Corporativo do Senac São Paulo atende empresas privadas, públicas e do terceiro setor para criar soluções empresariais em diversas frentes, incluindo qualidade de vida, saúde e bem-estar.