• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Receita Federal lança Chatbot para atender 6 serviços de CPF

A medida reforça ainda a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência

Os contribuintes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão que desejarem solicitar serviços relacionados ao CPF passam a contar agora com uma nova opção de atendimento virtual: o chatbot. Trata-se de um software de atendimento eletrônico à distância que simula conversação por meio de bate-papo virtual.

Para este fim, foi criado o canal "ReceitaFederalOficial" no aplicativo Telegram, que deve estar instalado no celular ou tablet. Por este canal, os cidadãos poderão solicitar serviços referentes à atualização/alteração de dados, regularização, segunda via, informação do número do CPF, consulta à situação cadastral e consulta de ausência de declaração, além de poderem enviar todas as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua a solicitação serviços:

"O objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. Isso porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação", avalia o analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo projeto.

A medida reforça ainda a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

Como utilizar – Para usufruir do serviço, basta que os cidadãos façam o download do aplicativo Telegram no celular, procurem o canal ReceitaFederalOficial e iniciem o atendimento sem sair de casa.