• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Brasil e Noruega se reúnem para discutir acordo previdenciário

Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo

Representantes do Brasil e da Noruega estarão reunidos entre os dias 5 e 9 de maio, em Brasília, para a segunda rodada de negociações do acordo internacional de Previdência Social entre os dois países. Um eventual acordo permitirá a totalização dos períodos de contribuição em cada país signatário para fins de concessão de benefícios previdenciários. Atualmente, estima-se que 11 mil brasileiros residam na Noruega e cerca de 2.100 noruegueses vivam no Brasil.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, abriu a reunião destacando a importância do acordo para os trabalhadores de ambos os países. “Hoje é meu primeiro dia como ministro e espero que possamos avançar com essa parceria após o último encontro, realizado em 2019”, afirmou Queiroz.

A primeira etapa das negociações ocorreu na Noruega, em maio de 2019, quando grande parte do texto foi discutida. A expectativa para esta rodada é concluir os textos do acordo previdenciário e do ajuste administrativo — instrumento jurídico que viabiliza a execução do acordo.

Acordos Internacionais — Desde 2015, a cobertura previdenciária brasileira no exterior alcançou 95%. Nos últimos anos, o Brasil firmou acordos bilaterais com Luxemburgo, Bélgica, Bulgária (vigência a partir de janeiro de 2025), Canadá, Coreia do Sul, França, Japão, Moçambique, Quebec, Suíça, Índia e Estados Unidos.

O Brasil também integra o Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul e a Convenção Multilateral Ibero-americana de Segurança Social, que abrange 22 países. Estão atualmente em processo de ratificação no Congresso Nacional os acordos bilaterais com Áustria e Israel, além do acordo multilateral no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).