• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Receita Federal recebe representantes da Fecomércio e das Juntas Comerciais para esclarecer mudanças na emissão do CNPJ após a Reforma Tributária

Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios

A Receita Federal recebeu, nesta segunda-feira (08/07), representantes da Fecomércio, das Juntas Comerciais, da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e o deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE) para uma reunião esclarecedora sobre as principais alterações na sistemática de emissão do CNPJ decorrentes da reforma tributária em curso.

Com a reforma, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios. Com isso, torna-se ainda mais essencial como chave de integração, fiscalização e simplificação. transformando-se em peça central do sistema tributário brasileiro e pilar para garantir competitividade e segurança jurídica.

Durante o encontro, representantes do setor de comércio e das Juntas Comerciais apresentaram dúvidas e preocupações sobre o funcionamento e os impactos das novas regras.

A equipe da Receita Federal esclareceu que as mudanças trazem avanços expressivos em simplificação e agilidade para o ambiente de negócios. Destacou-se a integração, nos fluxos da Redesim, do novo Módulo de Administração Tributária, que está em desenvolvimento pela RFB. O novo módulo fortalecerá a segurança e a qualificação dos dados, promovendo eficiência, inovação e confiança para empresários, governo e sociedade.

Outro grande avanço é a eliminação de etapas burocráticas que, anteriormente, podiam estender o processo de formalização de empresas em até 45 dias apenas para a definição do regime tributário – etapa que, até então, não era contabilizada na Redesim. Agora, com o módulo Administração Tributária, a inscrição do CNPJ já estará vinculada à escolha do regime tributário. Isso traz importante simplificação para os usuários da Redesim, especialmente para profissionais de contabilidade e cidadãos, além de contribuir para o aumento da conformidade tributária ao facilitar o cumprimento das obrigações acessórias.

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ressaltou que a iniciativa reflete o compromisso institucional com a modernização, a transparência e a desburocratização, aspectos fundamentais para alinhar a agenda econômica nacional às melhores práticas internacionais.

Também participaram da reunião:

  • O subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento, auditor-fiscal Gustavo Manrique;
  • O coordenador-geral de Gestão de Cadastros e Benefícios Fiscais, auditor-fiscal Reriton Weldert Gomes;
  • A chefe substituta da Assessoria de Acompanhamento Legislativo, Liliane Ribeiro;
  • O vice-presidente da Fecomércio-CE, Luiz Fernando Bitencourt;
  • O presidente da Junta Comercial do Ceará, Eduardo Jereissati;
  • E a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Gregória Benario.

Saiba mais sobre as mudanças e os avanços na simplificação do processo de registro e legalização de pessoas jurídicas e a importância da integração tributária acessando a notícia completa neste link.