• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Publicada a NT 2018.005 v.1.52: novas alterações no leiaute da NF-e e NFC-e

A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), bem como nas respectivas regras de validação e ajustes no DANFE.

A nova versão foi divulgada em julho de 2025, com implantação prevista para o estado do Paraná nos seguintes prazos:

  • Ambiente de homologação: 19/01/2026
  • Ambiente de produção: 23/02/2026

Principais alterações da NT 2018.005 v.1.52

Entre os principais pontos abordados na atualização, destacam-se:

  • Criação de novos campos para apuração do complemento/restituição do ICMS-ST no Grupo de Repasse do ICMS ST, aplicáveis quando o CST for igual a 60 ou o CSOSN igual a 500.
  • Ajustes nas regras de validação para identificação do responsável técnico, com destaque para a implementação futura das validações ZD07-10, N12-81, N12a-50 e outras ligadas ao uso do CSRT e hashCSRT.
  • Correções no exemplo de geração do hashCSRT, além da definição das ocorrências dos campos pST e vICMSSubstituto em diferentes grupos.
  • Inclusão de mensagens de interesse da SEFAZ no Protocolo de Autorização. Esse novo grupo de informações poderá ser utilizado para envio de mensagens relativas à operação, tanto para o emitente quanto para o destinatário, conforme decisão da UF.
  • Alteração nas regras de rejeição por duplicidade, permitindo, a critério da UF, o retorno do número do protocolo da NF-e já autorizada, quando o digest value for idêntico.
  • Criação de novos códigos de rejeição, como os relacionados ao CSRT, identificação de responsável técnico e estrutura dos campos de ICMS-ST.

A nova versão mantém o padrão de evolução do modelo nacional da NF-e/NFC-e, com foco em melhoria da rastreabilidade fiscal, reforço da responsabilidade técnica e adequação aos diferentes perfis de contribuinte.

A equipe técnica da SPED Brasil recomenda que contribuintes, desenvolvedores e áreas fiscais revisem os leiautes atualizados, as novas regras de validação e os prazos definidos para a correta implementação.

Acessar a Nota Técnica na íntegra