• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Registros no e-CAC passam a ser exigidos para remessas ao exterior com isenção de IR

A Receita Federal agora exige que os registros no e-CAC sejam feitos para operações de promoção de produtos, serviços e turismo no exterior

A partir desta segunda-feira (14), todos os registros de operações destinadas à promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior, incluindo ações de marketing e divulgação de destinos turísticos, passaram a ser realizados exclusivamente por meio do sistema Requerimento Web do Portal e-CAC da Receita Federal. A mudança representa a substituição definitiva do antigo Sistema de Registro de Operações de Promoção (Sisprom), que era administrado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A alteração decorre do Decreto nº 12.429/2025, que transferiu à Receita Federal do Brasil (RFB) a responsabilidade pelos registros dessas operações, com o objetivo de centralizar procedimentos e reforçar a rastreabilidade das remessas ao exterior com alíquota zero do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Operações afetadas pela mudança

A exigência se aplica às operações contratadas por órgãos do Poder Executivo Federal, como:

  • Pesquisas de mercado voltadas à exportação;
  • Aluguéis e arrendamentos de stands em feiras e exposições internacionais;
  • Contratações de serviços de publicidade e promoção de destinos turísticos e produtos brasileiros no exterior.

Essas ações fazem parte das estratégias de internacionalização e promoção comercial do Brasil, e a realização do registro no sistema da Receita Federal é condição obrigatória para que as remessas relacionadas possam se beneficiar da alíquota zero de IRRF, prevista na legislação tributária.

Como acessar o novo sistema da Receita Federal

Os registros devem ser feitos exclusivamente no endereço: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login

Após o login no Portal e-CAC, o usuário deve seguir os seguintes passos:

  1. Clicar em “Legislação e Processo”;
  2. Selecionar a opção “Requerimentos Web”;
  3. Escolher a área de concentração de serviço: “Declarações e Escriturações”;
  4. Selecionar o serviço “SISPROM – Informação sobre operações de promoção de produtos e serviços no exterior com redução de Imposto de Renda”;
  5. Clicar em “Preencher Requerimento”.

O requerimento poderá ser impresso e também consultado posteriormente no mesmo ambiente. As instituições financeiras encarregadas das remessas ao exterior poderão verificar a autenticidade do documento pelo Código de Localização disponível no requerimento.

O que muda na prática para empresas e órgãos públicos

A principal mudança é a migração do sistema Sisprom para o Requerimento Web da Receita Federal. Os registros realizados até 11 de julho de 2025 no antigo sistema continuam válidos, mas todos os novos registros devem obrigatoriamente seguir o novo procedimento, válido a partir das 8h do dia 14 de julho de 2025.

A medida visa dar maior segurança jurídica e integrar a Receita ao processo de concessão do benefício fiscal, ampliando a eficiência no controle e no cruzamento de dados das remessas ao exterior com benefícios tributários.

Canais de suporte e esclarecimentos

Em caso de dúvidas, os usuários poderão entrar em contato com:

  • Departamento de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio (Secex/DPFAC) do MDIC:secex.dpfac@mdic.gov.br
  • Ouvidoria da Secretaria Especial da Receita Federal do BrasilAcesso por meio do próprio Portal e-CAC ou via canais oficiais da Receita Federal.