• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Aposentadoria da pessoa com deficiência: saiba como funciona

A legislação previdenciária garante a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição e por idade aos segurados da Previdência Social portadores de deficiência, inclusive, com regras especiais mais favoráveis

A legislação previdenciária garante a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição e por idade aos segurados da Previdência Social portadores de deficiência, inclusive, com regras especiais mais favoráveis em comparação aos segurados em geral. Saiba como funciona e tire dúvidas sobre a aposentadoria da pessoa com deficiência.

O que a legislação considera como pessoa com deficiência em relação à aposentadoria?

Na legislação previdenciária, é considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos, contados de forma ininterrupta) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quem faz a avaliação da deficiência?

A avaliação é de responsabilidade da perícia própria do INSS, representada pela perícia médica e pelo serviço social do INSS, que também vai fixar a data provável do início da deficiência e seu respectivo grau.

Como funciona a aposentadoria por idade para a pessoa com deficiência?

O segurado terá direito à aposentadoria por idade desde que comprove:

  • 60 anos de idade se homem e 55 se mulher;
  • ser segurado com deficiência na DER ou data do preenchimento dos requisitos;
  • carência de 180 contribuições mensais;
  • o mínimo de 15 anos de tempo de contribuição, cumpridos na condição de pessoa com deficiência, independentemente do grau.

Vale lembrar que, para os segurados, em geral, a aposentadoria por idade é de 65 anos para homem e 62 anos para mulher.

Como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência?

Para a aposentadoria deste tipo, é necessário comprovar, além da carência, os seguintes tempos de contribuição na condição de deficiente, conforme o grau de deficiência apurado:

  • Grave: 25 anos para homem e 20 para mulher;
  • Moderada: 29 anos para homem e 24 para mulher; e
  • Leve: 33 anos para homem e 28 para mulher.